terça-feira, 31 de março de 2009

Fique de Olho : Gatos e Seus jeitos de Expressão

Os animais domésticos, como o gato, revelam seus sentimentos e desejos através de gestos, movimentos e emissão de determinados sons.
Quem conhece bem os gatos, certamente consegue compreender sua linguagem sonora ou mímica.

* Face: pode exprimir prazer, dor, medo, aborrecimento, incomodo.
* Orelhas: Normalmente abertas e eretas, quando ficam murchas e encostadas na cabeça é sinal de perigo, é melhor ficar distante.
* Boca: Fechada, é sinal de calma, quando fechada mas dentes à mostra, pode significar ataque ou agressão eminente..
* Riso: Bocejo
* Mostrar os dentes: ameaça
* Cauda: Dá boas indicações do estado de espírito do gato. Normalmente ela é firme e para cima. Abaixo da anca, significa indiferença. Quando está ereta, significa confiança e alegria. Agitada de um lado para o outro é sinal de atenção, aborrecimento ou raiva.
* Pelos eriçados ao longo da linha dorsal e corpo arqueado: Sinais de raiva e em geral vêm reforçar o balanceamento da cauda.
* Esfregar o corpo nas pernas do dono: Afeição
* Sons: Podem emitir uma enorme variedade. Podem ser simples rosnados, miados delicados, grunhidos guturais, chiados, assobios zangados, lamentos e muitos outros.Os gatos emitem sons para bajular, reclamar, intimidar, conversar, demonstrando quando estão com fome, zangados ou contentes. Há ainda os murmúrios que a gata utiliza para conversar com seus filhotes.

Gato do Dia: Ragdoll


Ragdoll é um gato desenvolvido nos Estados Unidos durante a década de 50. Com seu porte gigante, temperamento dependente e dócil e uma pelagem longa e cheia, é um animal de características marcantes.

Temperamento:

Seu nome, que significa boneca de pano, indica uma característica desse belo animal que é relaxar completamente quando o pegamos no colo. É tão dócil que permite ser jogado de um lado para o outro, algo com que nem todos os gatos concordam.
É um gato muito quieto e gentil, e uma vez que escolha um dono, o acompanhará permanentemente. São gatos caseiros, por sua docilidade, são totalmente indefesos quando livres, portanto são gatos para viver em ambiente interno. Mas, se possível, vivem bem ao ar livre desde que seja um ambiente isolado, como um jardim fechado. Seu temperamento é tranqüilo e são muito fiéis aos donos. Possuem moderada necessidade de atividades físicas, sendo mais sedentários que raças menores.

Características físicas:

São gatos de porte grande, com boa estrutura corporal. Pelagem macia, com textura suave, sedosa. Olhos sempre azuis e pelagem do tipo colorpoint, ou seja, manto mais escuro que as cores das pontas (patas, cauda, focinho e orelhas) sendo que o contraste deve ser bem definido. Gatos mais velhos tendem a ser mais escuros que os mais jovens pois sua cor vai escurecendo de acordo com a idade. Seu amadurecimento é tardio, chegam a completar seu crescimento com quatro anos.

Cores e Marcações:

São aceitos nas associações da gatofilia para registro somente gatos de coloração ponteada (pointed) e mink (esta última somente para registro e não para campeonato). As divisões aceitas são Solida, Tabby, Tortie e Particolor nos tipos mitted e bicolor. Seus olhos são sempre azuis nos pointeds e aqua nos minks.
São conhecidas as marcações:

Colorpoint
Neste caso as patas, cauda, focinho e orelhas tem a pelagem mais escura que no restante do corpo.
Mitted
Seguindo a marcação colorpoint o Mitted acrescenta luvas brancas que devem cobrir os 4 dedos das patas dianteiras simetricamente e nas patas traseiras são como botas brancas. O queixo deve ser branco.
Bicolor
São como os colorpoints mas com um "V" invertido no rosto branco, o mais simétrico possível. Este "V" não pode se estender da parte exterior dos olhos e nem menos que a parte interior. As quatro patas devem ser brancas, assim como o peitoral e o queixo.

Padrão
Cabeça
Queixo forte, focinho arredondado e de comprimento médio, perfil com uma curva suave, testa plana, orelhas médias e amplas na base, com as pontas arredondadas. Olhos ovais.

Corpo
Peito amplo, ossatura e musculatura forte, cauda com mesmo tamanho que o corpo. As fêmeas tendem a ser menores do que os machos.

segunda-feira, 30 de março de 2009

Gato do Dia : Maine Coon


Origem
Nos séculos XVII e XVIII, gatos domésticos trazidos da Europa confrontaram os invernos severos da Nova Inglaterra onde, por seleção natural, apenas os gatos mais fortes e adaptáveis sobreviveram. Desta forma, o Maine Coon desenvolveu-se num gato grande e rústico, com uma pelagem grossa e resistente a água, bem como uma constituição forte.
A origem da raça e seu nome tem várias, por vezes fantásticas histórias explicativas. Uma delas conta que um gato doméstico solto nas florestas do Maine cruzou-se com um guaxinim, [3] resultando em uma ninhada com as características do Maine Coon. Apesar de isto ser biologicamente impossível, esta história, alimentada pela cauda cheia e a coloração similar a do guaxinim pode ter levado a adoção do nome 'Maine Coon'. Outra história é de ter sido o gato ter ganho tal nome em homenagem a um capitão de navio chamado Coon que teria sido o responsável pela chegada do mesmo ao litoral do Maine.
Não obstante tais histórias, a maioria dos criadores hoje em dia acredita que a raça tenha se originado em cruzamentos entre gatos de pelo curto nativos e europeus de pelo longo, provavelmente Angorás.

Comportamento
O comportamento do Maine Coon é extremamente dócil, meigo, companheiro, dando-se bem com outros gatos e outros animais de estimação, como o cão. É um gato de fácil adaptação, e essencialmente muito amigável. É carente de cuidados e atenção, necessitando sempre companhia. Seu miado é um dos mais curiosos, por ser semelhante a um grilo.

Características Físicas
Originalmente um gato de trabalho, o Maine Coon é resistente, rústico, capaz de suportar as intempéries. Seu pelo é macio e seu corpo muito bem proporcionado, de aparência retangular e balanceada, sem partes exageradas em tamanho. É musculoso, de tamanho médio para grande. As fêmeas geralmente são menores que os machos.
Os olhos são grandes e expressivos. As cores dos olhos são verdes ou douradas, além de possuir uma pelagem densa. O padrão mais comum de cores é o marrom (ocre em portugal), com marcações do tipo Tabby, mas a raça é reconhecida em todas as cores, com exceção de chocolate, lavanda, pontilhado e o padrão siamês. Com a cabeça grande, mas pequena para o tamanho do corpo, orelhas para cima cheias de pelos, corpo comprido e cauda ereta, também comprida geralmente do tamanho do corpo.
Sua pelagem é sedosa, caindo levemente. É curta nos ombros e mais longa na região do estômago.

Aviso Geral!!!

Gente...
estou pensando em começar a fazer o gato do dia....
vou começar a postar imagens e informçoes sobre raças de gatos...
cada dia vai ter o seu...^^

Espero que gostem...
(so espero...)

Doação de Gato Preto em Sexta - Feira 13 é Proibida!!!!

Povo!!!
(ou pessoa ¬¬"!)

Tenho notícias para pessoas que querem adotar gatos pretos, ou para quem se interessa:

Em São Paulo, adoção de gato preto em sexta-feira 13 é proibida!!!!!
O Centro de Controle de Zoonoses de São Paulo (CCZ), baixou há oito anos uma norma que proíbe a adoção de gatos pretos, dias antes das sextas-feiras 13. A norma existe para que as pessoas que acreditam em superstições, como o mau agouro e sejam mal intencionadas, não maltratem os animais.
Tudo começou quando uma pessoa procurou adotar um animal alegando que precisava fazer um "trabalho" e precisava de um gato preto. Segundo a coordenação do CCZ de São Paulo, muitas pessoas já procuraram o lugar com esse tipo de necessidade, principalmente nos dias próximo a data.
Animas de cor preta, como galinhas e gatos são freqüentemente encontrados mortos, em rituais de sacríficio, afirmam os agentes que trabalham no CCZ.
Mesmo fora da data, as pessoas que procuram o Centro passam por uma entrevista que tenta identificar se o interessado possui condições de criar um animal. Os cães e gatos abandonados, são recolhidos pelo CCZ e ficam por lá a espera de adoção.

domingo, 29 de março de 2009

Dewey,um gato entre livros.



Gente...


Eu li um livro sobre um gato...se chama:


Dewey,um gato sobre livros.


A História é muito boa,o jeito que a escritora descreve os fatos são muito bons...

Características:

Como na foto,um grande amigão laranja.

Dewey foi um grande gato, um gato que conseguiu mudar pessoas,mudou uma biblioteca,chegou a mudar uma cidade!!!


Resumo do Resumo do Resumo:


Dewey, um querido gato, foi adotado por uma bibliotecaria em Spencer,Iowa.





Ele foi um grande gato... e como a escritora diz:


"Obrigada Dewey,Obrigada.
Seja lá onde você estiver"

Pessoas...Uma Mini-Micro-Apresentação

Tipo...isso é um blog novo
deu pra perceber!!!
¬¬!!!!!

Eu fiz esse Blog para aqueles que como eu, são viciados em em gatos , e quiram postar alguma curiosidade sobre eles.
Tambem, com o tempo, postarei algumas coisas como:
-Ajuda
-Cuidados
-Videos
-Divulgações de Doação de Gatos
-Curiosidades
-E Outros
-Livros de Gatos<-----------Se existir
-Gatos importantes<-----------Se existir